Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

STF decide que cobrança de ISS em contrato de franquia é constitucional

há 4 anos

O ISS incide sobre os contratos de franquia. O assunto, que há tempos era debatido judicialmente com decisões divergentes, agora foi pacificado em decisão do Supremo Tribunal Federal, que decidiu pela constitucionalidade da cobrança.

A polêmica se justifica pela natureza complexa do contrato entre franqueador e franqueado. Em um único contrato é possível conter obrigações pecuniárias relativas a cessão de uso de marca, assistência técnica, direito de distribuição de produtos e serviços, fornecimento de matéria-prima, treinamentos, dentre outras que podem ser tomadas ora como atividade-meio, ora como atividade-fim.

O STF entende que o ISS deve incidir tanto sobre serviços descritos como atividade-fim (como a cessão do uso da marca), quanto os considerados atividade-meio (a exemplo do treinamento de funcionários). Isto porque o contrato de franquia é uma unidade, não sendo possível a segregação das várias obrigações contidas nos seus termos. Assim, o ISS deve incidir sobre a operação como um todo.

A decisão vai encarecer o contrato em até 5% (a alíquota de ISS depende do município). O franqueador, responsável pelo recolhimento do ISS, certamente irá repassar o custo ao franqueado.

Resta saber se o repasse será expressamente informado na Circular de Oferta de Franquia – COF, ou se será acobertado por um aumento no total estimado de investimento, nas taxas iniciais e nas taxas periódicas pagas pelo franqueado.

Quem já tem contrato de franquia firmado, a mudança pode representar mais custos imediatos. Levando em consideração a atual fase da economia, com quadro de recessão, o único conselho viável é de tentar negociar com o franqueado uma partilha do novo encargo, visto que este sobreveio a contrato previamente firmado.

  • Publicações93
  • Seguidores12
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações45
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-decide-que-cobranca-de-iss-em-contrato-de-franquia-e-constitucional/893585061

Informações relacionadas

Daiana Takeshita, Advogado
Artigoshá 2 anos

Tributação das Franquias à luz do STF: afinal, quem deve pagar o ISS sobre os royalties?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)